ARTIGOS

Informações econômicas de Campinas e a filial NWADV na cidade
por Paulo Gagliardi

CAMPINAS está localizada em ponto estratégico e próxima da capital do Estado de São Paulo, o mais desenvolvido do Brasil, Campinas vive o seu melhor momento em décadas, tanto no campo econômico quanto no social. A cidade nunca esteve tão preparada para receber novos investimentos e novas empresas. Aqui, empresas, investidores e empreendedores encontrarão uma cidade com logística privilegiada:

As melhores e mais modernas rodovias;
O maior aeroporto de cargas da América Latina;
Uma rede ferroviária que a conecta com o porto de Santos, o mais importante do continente, e uma das rodoviárias mais belas do país, com 100% de acessibilidade;
Dentro de dois anos, Campinas estará ligada a São Paulo pelo TAV – Trem de Alta Velocidade, e a partir de 2015, teremos a ligação com a cidade do Rio de Janeiro, com 1h40 minutos de percurso.

Outros fatores contribuem para fazer de Campinas um destino especial. O seu polo tecnológico é apontado pelas Nações Unidas como um dos dois mais importantes do Hemisfério Sul (o primeiro é São Paulo). Entre as 500 maiores empresas do mundo, mais de 400 estão presentes no Brasil e 50 têm filiais em sua região metropolitana.

Suas universidades estão entre as melhores do Brasil, o que se reflete diretamente na oferta de uma mão de obra altamente qualificada. E mais, suas escolas de nível fundamental e médio têm projeção nacional pela excelência de ensino.

O domínio de línguas estrangeiras, como o inglês, o espanhol até mesmo o japonês e o mandarim, por parte de grande número de técnicos e profissionais, é reflexo da presença e atuação das melhores escolas de idiomas, reconhecidas internacionalmente.

E para completar, Campinas possui uma ótima qualidade de vida. Com mais de um milhão de habitantes, a cidade oferece um comércio diversificado, amplas áreas verdes e inúmeros espaços de lazer, esporte e cultura.

O seu índice de saneamento básico, próximo a 100% de esgotamento e tratamento sanitário, se compara ao de países desenvolvidos. Sua rede de saúde está entre as melhores do país. A presença de câmeras de vigilância e monitoramento eletrônico nos principais pontos da cidade gerou um sistema de segurança pública que foi adotado como referência pelo governo federal.

Não por acaso, Campinas é hoje uma das dez cidades que mais geram empregos no Brasil e, segundo estudo produzido pela Fundação Getúlio Vargas, é a melhor cidade para se trabalhar do interior do país. Há, aqui, todo um ambiente propício à realização de bons negócios, seja pelos motivos já mencionados, seja pela existência de uma série de incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura Municipal. O leitor deste guia encontrará, nas páginas seguintes, várias outras boas razões para investir na cidade.

Numa economia mundial que passa por uma importante transição após a crise financeira de 2008, o Brasil se apresenta como uma atraente alternativa de investimento. Em razão da solidez de seu sistema financeiro, do marco regulatório estável, da renda per capita em crescimento, do estado de direito e democrático consolidado, o país foi menos afetado pelos impactos da crise financeira internacional. Nas relações comerciais com o exterior, a pauta de exportações e de importações é diversificada em produtos e parceiros comerciais.

O país tem o oitavo maior PIB do mundo e o maior da América Latina e entre os países emergentes que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil se destaca como um importante fornecedor de matérias-primas e alimentos, e caminha para se tornar um grande produtor de petróleo, com a exploração das reservas do Pré-Sal.

Destacam-se ainda como fatores propulsores do crescimento, o acesso ao crédito e o crescimento do mercado de trabalho, que aumentaram o poder de compra da população brasileira, projetando para 2010 um crescimento de 7,3% no PIB.

Nos últimos anos, mais de 20 milhões de pessoas ascenderam à classe média, criando um forte e vigoroso mercado interno. A gestão da economia nacional segue uma linha ortodoxa há uma década e o país recebeu o Investment Grade em 2008.

Campinas tem o Centro de Tecnologia e Pesquisa de Bioetanol, que tem se destacado na busca por fontes energéticas mais eficientes e menos poluentes ao planeta.

Para manter a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente, a prefeitura atrai empresas geradoras de energias alternativas, algumas já em fase de implantação na cidade.

O Brasil é um dos grandes protagonistas da economia global e Campinas, seu melhor destino para investimentos nacionais e estrangeiros.

O PIB de Campinas, superior a R$ 27 bilhões, é equivalente ao de países da América do Sul, como Bolívia e Paraguai.

Trata-se da 11ª cidade mais rica do Brasil, concentrando mais de 50.000 empresas e o terceiro maior parque industrial do país. Além disso, 50 das 500 maiores empresas do mundo estão instaladas em Campinas e sua região metropolitana.

Graças a estes e outros fatores Campinas é hoje uma das dez cidades brasileiras que mais geram empregos, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.

A melhor cidade do interior brasileiro para se trabalhar, segundo pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas. A quarta maior praça financeira do país (com mais de duas agências bancárias para cada 10 mil habitantes).

É de extrema importância também, ressaltar, que Campinas tem uma excelente sinergia de negócios, tanto no âmbito regional/nacional como no internacional. Na cidade de Campinas existem várias representações de comércio internacional, como: Câmara Americana de Comércio, Câmara Brasil – China e Câmara Italiana de Comercio, Indústria e Agropecuária. Além de Representações Consulares da Itália, Espanha, Portugal, França, Chile, Guiné-Bissau, Equador e Haiti.

É neste atual contexto que a filial da NELSON WILIANS & ADVOGADOS ASSOCIADOS inicia seus trabalhos nesta cidade e região.

As perspectivas são as melhores possíveis e o potencial, conforme acima exposto, é excelente.

Porém, vale destacar que só na cidade de Campinas existe mais de 5.000 escritórios de advocacia, o que aparentemente mostra certa concorrência, mas asseguro com certeza, nenhum no perfil empreendedor e atuante com a abrangência nacional oferecida pelo NW&ADV.

* Fonte: Campinas – Guia de Investimentos – Indicadores de Excelência
* Estudos Realizados Pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas