Skip to content

INW e NWADV lançam edital de apoio Pro Bono às organizações sociais

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Publicado originalmente por INW – Instituto Nelson Wilians

Estão abertas, entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022, as inscrições para o edital do Programa Pro Bono do Instituto Nelson Wilians (INW) e Nelson Wilians Advogados (NWADV). Serão selecionadas 10 organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, em todo território nacional, que receberão assessoria jurídica consultiva e capacitações técnicas no período de 12 (doze) meses.

A Lei 8.906, de 04 de julho de 1994 – Estatuto da Advocacia e da OAB – define a atuação pro bono em seu parágrafo 1º, artigo 30, nos seguintes termos: “Considera-se advocacia pro bono a prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos em favor de instituições sociais sem fins econômicos e aos seus assistidos, sempre que os beneficiários não dispuserem de recursos para a contratação de profissional”.

Com objetivo de fortalecer e estimular organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e contribuir com a segurança jurídica delas, queremos dar condições e possibilidades de que as OSCs funcionem com segurança jurídica na profissionalização de sua gestão e no cumprimento e no respeito a ampla e particular legislação que rege o terceiro setor.

Por isso, lançamos agora nosso primeiro edital para a seleção de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuem com educação e assistência social, para que recebam apoio do Programa Pro Bono do Instituto Nelson Wilians e do Nelson Wilians advogados, durante 1 (um) ano.

Para a seleção das propostas, serão considerados os seguintes critérios: adequação das organizações sociais às normas e critérios estabelecidos neste edital; alinhamento das organizações à missão e causa do INW; e, organizações que atuem na área de educação e serviço social.

Com esse programa, o INW reforça seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e da justiça social, com o fortalecimento e a segurança jurídica das organizações sociais, e a mitigação de riscos e das desigualdades sociais. O Instituto sabe da importância de construir pontes, por isso, esse edital é sinal da nossa responsabilidade social e do respeito ao trabalho desenvolvido nos rincões deste País.

O link para inscrição está disponível no edital, leia a íntegra do Edital INW 2022 – Pro Bono no site do INW:

Clique aqui para ir para o site do Instituto Nelson Wilians