Skip to content

Na crise, crie!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por Dr. Cleversson Golin

“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento” Albert Einstein.

O mercado da Recuperação de Crédito é uma vasta área a ser explorada a qual, em um momento de profundas incertezas trazidas pela pandemia da COVID 19, apresenta uma certeza cristalina.

A certeza que se desenha é a do aumento da inadimplência, com consideráveis quedas nas taxas de recuperação de créditos e um elevado aumento na estimativa de prazos para a recuperação do mercado.

Trazendo para o âmbito do Poder Judiciário, que sempre se notabilizou como um dificultador na recuperação de créditos (seja pela morosidade dos procedimentos, pela falta de estrutura ou, por vezes, por um certo paternalismo de leniência com os devedores), a crise tem elevado o número de ações de cobranças, o que torna o futuro próximo ainda mais nebuloso.

A eficiência na recuperação de crédito, que já não era uma tarefa fácil, se mostrará ainda mais desafiadora e complexa, exigindo ainda mais empenho e resiliência dos credores e especialmente das empresas especializadas na Recuperação de Créditos.

Neste panorama, o mercado se mostra favorável a quem está disposto a inovar, a ver na crise uma oportunidade, o que demandará cada vez mais interação entre todos os agentes envolvidos nesta recuperação.

Nesta seara não basta, para as Empresas Especializadas na Recuperação de Crédito, conhecer apenas o seu cliente. Hoje, existe uma necessidade de se conhecer o cliente do seu cliente, sabendo das particularidades do mercado para, em um momento de inadimplência, ter uma atuação mais assertiva.

Ao ter essa visão, as empresas especializadas conseguem traçar estratégias de atuação com o emprego das mais variadas ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado, buscando a efetiva recuperação do crédito, com a consequente satisfação dos seus clientes.

Aliás, é necessário frisar o papel fundamental da tecnologia na recuperação de crédito e cobrança judicial, com ferramentas que auxiliam na localização de clientes, higienização de base de processos em sites dos tribunais, discagem automática, ações em massa pelos mais diversos meios de comunicação; entre outras, proporcionando agilidade, controle e eficiência na gestão e execução de todas as etapas do processo de recuperação de crédito.

Momentos de crises também são momentos de oportunidades, de se reinventar, inovar, mobilizar a equipe e traçar uma rota rumo ao desconhecido, aproveitando o que o momento oferece.

É a hora de estreitar as relações com o cliente, conhecer as suas necessidades, o que possibilita antecipar problemas e propor soluções as quais, muitas vezes, o cliente nem imagina existir.

O mercado apresenta oportunidades, a hora é de saber aproveitar!

Sobre o autor:

Dr. Cleversson Golin é coordenador das Carteiras Estratégicas da filial NWADV Campo Grande/MS.