26 de NOVEMBRO | 2024 - Por MÁRCIA FERREIRA E MILENA BERSI

LGPD e Black Friday: Proteção de Dados em Períodos de Alta Demanda

 
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Com a chegada da Black Friday, tanto consumidores quanto empresas se preparam para aproveitar o aumento das transações online. Esse período, no entanto, exige atenção redobrada no que diz respeito à privacidade e à proteção de dados pessoais, principalmente devido ao aumento das atividades comerciais que demandam o uso intensivo de informações pessoais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diretrizes que devem ser seguidas para garantir o respeito aos direitos dos titulares e assegurar a proteção dos dados. Vamos explorar as práticas essenciais para que empresas estejam em conformidade com a LGPD e como os consumidores podem se proteger.

Durante a Black Friday, é comum que as empresas intensifiquem as ações de marketing para captar novos clientes ou atrair novamente aqueles que já compraram. É essencial que as empresas sejam transparentes, informando, de forma clara e acessível, para quais finalidades os dados serão utilizados.

O Aviso de Privacidade precisa estar atualizada e acessível, detalhando como as informações serão tratadas, armazenadas e, eventualmente, compartilhadas. Durante campanhas de alta demanda, como a Black Friday, é recomendável que as empresas revisem suas políticas para garantir a clareza e a adequação à LGPD.

É fundamental incluir informações sobre a segurança aplicada aos dados, o prazo de armazenamento e os direitos dos titulares.

Em períodos de alta demanda, é comum que empresas sejam alvo de ataques cibernéticos, como o phishing, ransomware e vazamento de dados. Por isso, implementar medidas de segurança robustas, como criptografia de dados e autenticação multifatorial, é essencial.

A equipe de segurança da informação deve realizar auditorias internas e testes de segurança, como por exemplo o pentest, para identificar e corrigir vulnerabilidades.

A LGPD impõe a necessidade de uma cultura de proteção de dados. Em épocas de maior volume de transações, como na Black Friday, é imprescindível que a equipe esteja bem treinada, compreendendo os riscos e as responsabilidades no tratamento dos dados pessoais.

Práticas como conscientização de phishing e segurança cibernética devem ser enfatizadas para evitar riscos internos.

Para os consumidores, listamos algumas dicas de como se protegerem durante a Black Friday

Antes de realizar uma compra, é recomendável que o consumidor confira o aviso de privacidade do site. O documento deve informar como a empresa pretende tratar os dados pessoais coletados.

Durante a Black Friday, muitos sites fraudulentos são criados para atrair consumidores. Uma boa prática é realizar as compras apenas em sites de empresas conhecidas e com certificados de segurança SSL (cadeado na barra de endereço do navegador). Outro ponto relevante é o de conferir o sistema de pagamento do site ou plataforma.

Analisar também se as empresas não estão coletando dados excessivos na hora da prestação de serviço ou compra.

É comum que consumidores recebam mensagens de promoções. No entanto, é importante ficar atento a links que podem redirecionar para páginas de phishing. Verificar a veracidade das promoções diretamente no site da empresa pode prevenir ataques.

Durante o cadastro em um novo site, o consumidor deve atentar-se às caixas de seleção que autorizam o recebimento de comunicações futuras. Assim, é possível evitar o recebimento de publicidade indesejada e restringir o uso dos dados, como também é possível não permitir que a empresa divulgue de forma desnecessária seus dados em campanhas ou eventos, inclusive os dados sensíveis.

Importante que os consumidores conheçam seus direitos. Eles podem, por exemplo, solicitar às empresas quais dados foram coletados e, se necessário, pedir a correção. Exercitar esses direitos fortalece a prática de proteção de dados.

Após a Black Friday, os consumidores podem optar por revogar eventual consentimento dado para o uso de seus dados. Isso pode ser feito ao entrar em contato com as empresas ou diretamente nos canais disponibilizados nos avisos de privacidade, esta ação vista evitar marketing excessivo, ofertas indesejadas e até mesmo exposição dos  dados.

É recomendável o uso de senhas únicas para cada site. Ferramentas de gestão de senhas podem ajudar a criar combinações seguras e diminuir o risco de invasão de contas.

A Black Friday é uma excelente oportunidade para o crescimento de negócios e a busca por ofertas vantajosas. No entanto, esse período requer uma postura de atenção à proteção de dados tanto das empresas quanto dos consumidores. Com o cumprimento das diretrizes da LGPD e a adoção de práticas seguras, é possível transformar esse momento em uma experiência positiva e segura, respeitando os direitos dos titulares e preservando a confiança do mercado.

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  1. MÁRCIA FERREIRA
  1. MILENA BERSI
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