Área de atuação

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), juntamente com a legislação internacional de proteção e privacidade de dados, trouxe mudanças significativas ao panorama mundial, incluindo novas e rigorosas obrigações para as empresas, novos direitos para os indivíduos e poderes fiscalizatórios e sancionatórios para Órgãos reguladores.

Uma mudança imediata foi a maior conscientização da sociedade sobre a importância da proteção de dados, evidenciada por um aumento de indivíduos que procuram exercer seus direitos sob a LGPD e o aumento do ativismo por grupos de privacidade.

Todas as empresas privadas e entes públicos que tratam Dados Pessoais, independentemente do tamanho, devem se adequar à LGPD. Tais Dados Pessoais podem ser de clientes, funcionários, prestadores de serviço, parceiros de negócio.

A incorporação desse novo paradigma de privacidade à cultura empresarial refletirá na reputação perante os clientes, além de gerar um diferencial competitivo no mercado. Por isso, o planejamento é essencial.

Sobre o núcleo

Nosso Núcleo auxilia os Clientes a cumprir todos os aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados. Desenvolvemos projetos de conformidade aderentes à realidade de cada Cliente, viabilizando a implementação do Programa de Privacidade e Proteção de Dados de forma acessível, sempre identificando suas necessidades como resultado.

Nossa assessoria abrange todas as etapas do projeto de implementação do Programa de Privacidade: desde a revisão de todas as operações de tratamento de Dados Pessoais do Cliente, elaboração do roadmap de conformidade e da documentação que precisa ser implementada para permitir o tratamento, até a prestação do serviço de Encarregado de Dados (DPO), bem como suporte junto ao atendimento de titulares, autoridade ANPD e resposta à incidentes.

Apoiamos nossos Clientes nas demandas judiciais e administrativas envolvendo o tema da privacidade de dados, inclusive no gerenciamento de crise no caso de incidentes, situação que exige uma atuação rápida e multidisciplinar para evitar prejuízos. Oferecemos, também, assessoria na análise de risco e viabilidade jurídica de novos produtos e modelos negócios, fornecendo consultoria especializada.

Atividades

  • Avaliação de maturidade e implementação do Programa de Privacidade e Proteção de Dados;
  • Consultoria em assuntos relacionados à proteção de dados e segurança da informação na esfera consultiva e contenciosa;
  • Auditoria especializada para identificar riscos de segurança da informação, proteção de dados, propriedade intelectual e riscos regulatórios;
  • Elaboração de políticas internas de segurança da informação, incluindo, termos de segurança da informação e monitoramento de dispositivos, políticas de senhas, uso de e-mail e clean desk, planos de recuperação, planos de incidentes de segurança da informação e políticas de confidencialidade;
  • Avaliação de riscos jurídicos no desenvolvimento e implantação de tecnologias, produtos e serviços com foco em privacidade e proteção de dados pessoais;
  • Suporte na escolha e contratação de seguro para a proteção dos ativos intangíveis da empresa em relação a incidentes de segurança da informação;
  • Gestão de todos os aspectos em caso de Incidente de Segurança da Informação, com assessoria preventiva e reativa de incidentes, identificação da causa-raiz do incidente e mapeamento das soluções técnicas e operacionais;
  • Assessoria para o exercício interno da função de DPO, com o apoio ao Cliente na seleção, capacitação e mentoria do Encarregado de Proteção de Dados Pessoais.
  • Acompanhamento de processos judiciais e administrativos envolvendo temas relacionados à privacidade de dados;
  • DPO AS A SERVICE – terceirização da função completa do DPO (Data Protection Officer) ou Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, atuando nas seguintes frentes:
    • Monitoramento da conformidade;
  • Manutenção do registro das atividades de tratamento de dados pessoais pelas áreas de negócio;
  • Atualização do Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais;
  • Monitoramento das respostas às solicitações dos titulares;
  • Gestão da evolução de maturidade do Programa de Privacidade;
  • Apoio técnico-jurídico no desenvolvimento de novas iniciativas (Privacy by Design);
  • Gestão do Comitê de Privacidade;
  • Reciclagem aos colaboradores através de treinamentos e campanhas de engajamento;
  • Monitoramento dos incidentes; e
  • Relacionamento com ANPD.
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Profissionais  

Atendemos toda e qualquer demanda de natureza jurídico empresarial

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Nota de Esclarecimento

A Nelson Wilians Advogados comunica ao público em geral que o nome do escritório, bem como o de seu sócio majoritário, Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, tem sido utilizado de modo indevido e fraudulento por golpistas.

Esclarecemos que o CEO, Nelson Wilians, não entra em contato direto com pessoas/empresas via WhatsApp ou demais redes sociais para realização de cobranças, adiantamentos ou negociações.

Ressaltamos, ainda, que o escritório Nelson Wilians Advogados, seus sócios, associados ou colaboradores, não recebem diretamente pagamentos que são devidos ao escritório. Todas as cobranças realizadas pelo NWADV têm como destinatário dos pagamentos seus clientes.

Orientamos que não respondam ou entrem em contato com canais indicados pelos golpistas. Para dúvidas e demais esclarecimentos, nosso escritório permanece à disposição pelas redes oficiais.

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