05 de Outubro | 2022 - Por Dr. Nelson Wilians

A águia e o corvo

 
Voltar
Voltar

Há determinados autores que gostam de relacionar habilidades profissionais com o comportamento de alguma espécie de animal.

Não me sinto muito confortável em fazer esse tipo de relação, pois as condições nem sempre são iguais. O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática. Os animais são irracionais, e, por mais que possamos pensar que eles são seres livres, realizam seus atos impelidos por um instinto natural.

Porém, acredito que sempre podemos observar e aprender, inclusive com o comportamento dos animais.

Recentemente, li um artigo que apresentava alguns insights realmente interessantes sobre o que os advogados podem aprender com os lobos, de autoria de Aditya Shrivastava, da iPleaders.

Os lobos são implacáveis quando se trata de buscar abrigo, água, comida ou proteção. Eles não descansam até conseguir o que procuram. De acordo com Shrivastava, esta é uma mentalidade que os advogados precisam adquirir. De fato, devemos trabalhar incansavelmente para alcançar nosso objetivo.

Outra característica destacada dos lobos no artigo é que eles são destemidos. “A luta de ser advogado pode ser extrema, no entanto, depende de você ser aquele lobo que pode lutar contra o pior dos medos e sair vitorioso”, diz Shrivastava.

Outra característica admirável é que os lobos nunca olham para trás quando marcham em direção ao seu objetivo. “Há muitas circunstâncias na carreira de um advogado em que eles precisam esquecer o passado e continuar marchando em direção ao aprimoramento”. Sim, já tive oportunidade de escrever sobre essa habilidade, de seguir em frente, apesar dos fracassos, que são inevitáveis. Aqui entra, portanto, a resiliência.

Como seres humanos, conseguimos observar esses animais para nos inspirar e aperfeiçoar nossas habilidades profissionais. Essa é a vantagem da espécie humana sobre as outras: a de evoluir. Afinal, somos capazes de nos tornar melhores em tudo o que fazemos. Pelo menos, assim imagino.

Nessa mesma linha, acredito que temos também muito que aprender com os cães, que são sempre amigos confiáveis. Quando você é confiável, é mais provável que as pessoas acreditem em você.

Mas há outra característica que gosto mais nos cães, que é a de esquecer. Se você os punir por alguma travessura, eles não guardam rancor por muito tempo, aprendem a lição e superam logo o que aconteceu. Outra coisa é que eles sempre são eles mesmos, sem se importar com o que os outros estão pensando.

São, de fato, muitas lições que podemos aprender com os animais visando nosso aperfeiçoamento. E, já que entramos no tema, uma última comparação: o único pássaro que se atreve a bicar a águia é o corvo. Ele se assenta nas costas da águia e morde seu pescoço. A águia, porém, não luta com o corvo. Ela apenas voa mais alto. Quanto mais alto o voo, mais difícil é para o corvo respirar, que logo cai. Não precisamos lutar todas as batalhas, apenas precisamos voar mais alto.

Por

  1. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  2. CEO e Sócio-Fundador

  3. São Paulo/SP

Para

  1. LinkedIn
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar

Presença física em todos os estados brasileiros e atuação internacional

Filiais  

Equipe especialista garante atendimento de excelência

Profissionais