17 de Março | 2023 - Por Nelson Wilians

Excentricidade na medida certa

 
Voltar
Voltar

Considerado o ‘pai da publicidade’, David Ogilvy escreveu dois livros que se tornaram manuais para os profissionais da área: “Ogilvy sobre Publicidade” e “Confissões de um Publicitário” — mencionado na série premiada Mad Men.

No primeiro livro, Ogilvy apresenta as melhores abordagens para administrar agências de publicidade, atrair clientes e elaborar campanhas que vendem. No segundo, ele combina suas memórias com reflexões sobre o funcionamento da publicidade.

O que me faz mencionar Ogilvy é essa citação dele: “Grandes ideias vêm do inconsciente. Isso é verdade na arte, na ciência e na publicidade. Mas seu inconsciente tem que estar bem-informado, ou sua ideia será irrelevante”.

A frase sugere que precisamos ter um conhecimento consciente sólido sobre o assunto que estamos trabalhando para que nosso inconsciente possa fazer as conexões corretas para gerar ideias criativas e relevantes.

Toda vez que digo que precisamos adquirir novas habilidades em nossa profissão, em especial na advocacia, ressalto, sobretudo, que é preciso dominar a técnica, esse é um ponto essencial para qualquer área profissional. Acredito que a combinação de técnica com conhecimento e aprimoramento de outras habilidades pode abastecer o nosso inconsciente para que consigamos resolver os problemas que aparecem na nossa frente, de forma criativa.

O conceito de que as ideias mais inovadoras podem surgir do inconsciente remonta a muitas teorias psicológicas. Carl Jung, por exemplo, defende a ideia de que é o inconsciente que cria o consciente. Em última análise, na concepção junguiana, o inconsciente é a mãe da consciência.

A citação de David Ogilvy pode ser respaldada pela obra de muitos pintores. Salvador Dali, por exemplo, apresentava imagens distorcidas que se originavam de seu inconsciente; Vincent Van Gogh também trazia para as suas telas fortes inspirações do inconsciente, usando cores vibrantes e pinceladas largas para expressar sua emoção e sensibilidade. Em comum, esses dois artistas tinham elevado conhecimento técnico para processar informações e apresentá-las de forma criativa.

Para enriquecer nossa mente com informações pertinentes é essencial ler, pesquisar, estudar e absorver o máximo possível sobre o assunto que desejamos desenvolver. Por essa razão, acredito que dominar a técnica é fundamental.

Dali, Van Gogh e outros artistas usaram seu inconsciente para criar obras impactantes que desafiaram as convenções de sua época, sem medo de serem rotulados de excêntricos. Embora a excentricidade não seja uma característica exclusiva da juventude, é importante se expressar livremente, e começar cedo. Como David Ogilvy disse: “Desenvolva suas excentricidades enquanto você é jovem. Dessa forma, quando você envelhecer, as pessoas não vão pensar que você está ficando louco”.

Por

  1. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  2. CEO e Sócio-Fundador

  3. São Paulo/SP
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar

Inovação impulsionada por competências em constante evolução

Pensamento Inovador