19 de Abril | 2023 - Por Nelson Wilians

Houston, we have a problem!

 
Voltar
Voltar

Estamos retornando à Lua, não nós os brasileiros, mas os americanos, com o programa Artemis. No próximo ano, quatro astronautas farão uma jornada de 10 dias em torno da lua. Será a primeira vez que os humanos irão se aventurar a centenas de quilômetros da Terra desde o retorno da Apollo 17, a última missão lunar da NASA, em 1972.

O programa incorpora várias iniciativas sustentáveis, como a reutilização de materiais e a conservação de recursos naturais, bem como tecnologias inovadoras, como a que está no Sistema de Lançamento Espacial e na Nave Espacial Orion.

Mas o grande destaque do programa é a ampla gama de etnias, gêneros e origens socioeconômicas da equipe de astronautas e funcionários da NASA, demonstrando um ambiente inclusivo e equitativo.

Aqui em nosso planeta olhamos para os conceitos de inovação, sustentabilidade e diversidade já com um certo ar de desgaste, como um chiclete sem gosto.

Mas o Google nos adverte que esses conceitos continuam em grande evidência.

Inovação: com as transformações digitais e as mudanças no mercado, busca-se cada vez mais soluções inovadoras para atender às demandas dos clientes e melhorar a eficiência dos serviços.

Sustentabilidade: empresas e governos têm buscado adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis, que, além dos aspectos financeiros, consideram os impactos sociais e ambientais de suas atividades.

E diversidade: a crescente conscientização sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças tornou-se fundamental para a construção de uma sociedade na qual todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades e sejam respeitadas em sua singularidade.

Ainda que amplamente difundidos, porém, esses ideais são complexos e multidimensionais, podendo ser abordados de diferentes maneiras por diferentes sociedades e culturas. Alguns países têm investido mais em inovação tecnológica, enquanto outros têm se destacado na promoção da diversidade e inclusão social; e outros ainda têm implementado políticas públicas mais efetivas para a proteção do meio ambiente.

Além de quase se tornarem um clichê, muitas vezes essas definições são usadas só como fachada, sem que haja ações concretas. Há empresas e governos, por exemplo, que falam muito sobre sustentabilidade e diversidade, mas não implementam políticas que refletem esses valores, e a falta de mudanças perceptíveis leva a uma sensação de deterioração desses termos.

Nenhum país é perfeito em relação a esses conceitos, e sempre há espaço para aprimoramento e desenvolvimento de novas práticas e soluções, sendo fundamental, contudo, que busquemos a adoção desses conceitos em todos os setores da sociedade, incluindo governos, empresas e comunidades.

Oxalá, lá no espaço, possamos enxergar um exemplo positivo de comprometimento com os conceitos de sustentabilidade, inovação e diversidade, para um futuro melhor e mais sustentável na Terra.

Por

  1. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  2. CEO e Sócio-Fundador

  3. São Paulo/SP

Para

  1. LinkedIn
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar

Inovação impulsionada por competências em constante evolução

Pensamento Inovador