Libras como ponte: o que aprendemos ao investir em acessibilidade no ambiente jurídico? | Nelson Wilians Advogados | Libras como ponte: o que aprendemos ao investir em acessibilidade no ambiente jurídico? – Nelson Wilians Advogados |
01 de Setembro - Por:Roberta Vitorino

Libras como ponte: o que aprendemos ao investir em acessibilidade no ambiente jurídico?

 
Voltar
Voltar

Como a inclusão de pessoas surdas fortalece a cultura organizacional, a comunicação interna e posiciona o escritório como um espaço que valoriza os pilares de Diversidade e Inclusão.

Introdução

Quando falamos em inclusão no ambiente jurídico, é comum associar o tema apenas ao cumprimento de legislações ou metas de diversidade. No entanto, a verdadeira inclusão vai além da formalidade: ela transforma relações, amplia o senso de pertencimento e, principalmente, humaniza o ambiente de trabalho.

Ao longo dos últimos meses, acompanhando e dando continuidade ao projeto Nós PCD, iniciado em 2023, pude vivenciar na prática a importância e o impacto que ações de acessibilidade promovem dentro de uma organização. Posso afirmar: ao abrir espaço para escuta, visibilidade e protagonismo de profissionais surdos, abrimos também novos caminhos para uma cultura mais empática, coerente e conectada aos valores da Diversidade e Inclusão.

LIBRAS como principal fonte de transformação

Investir em LIBRAS não é apenas garantir o direito linguístico de profissionais surdos, mas também reconhecer a riqueza de uma cultura e respeitar uma identidade.

No ambiente jurídico, onde a comunicação é ferramenta central, assegurar acessibilidade nessa língua é um ato de valorização da pluralidade de culturas e pessoas em nosso escritório.

Para fortalecer e expandir a comunicação diária com a comunidade surda, adotamos inicialmente quatro principais ações:

  • Curso básico de LIBRAS, priorizando equipes e lideranças que possuem profissionais surdos em sua estrutura.

  • Curso básico de Língua Portuguesa, como ferramenta de apoio à leitura, escrita e comunicação, oferecendo suporte às atividades diárias dos profissionais surdos.

  • Contratação de intérprete de LIBRAS, prestando suporte contínuo nas rotinas e interações diárias no escritório.

  • Implantação do ICOM, ferramenta de tradução simultânea em LIBRAS, utilizada em videochamadas e atendimentos presenciais.

Dando continuidade e ampliando nossas iniciativas com o intuito de empoderar nossos profissionais surdos, adotamos também:

  • Criação de um Programa de Mentoria, para expansão da visão sobre o mundo corporativo, fortalecimento de práticas profissionais e protagonismo de carreira.

  • Subsídio educacional para custeio de cursos de graduação e pós-graduação, apoiando a profissionalização contínua desses colaboradores.

Aprendizados e Impactos Organizacionais

Entre os principais aprendizados dessas ações, destaco:

  1. Iniciativas inclusivas fortalecem a marca empregadora.
    Nossas ações já nos renderam convites para fóruns de discussão e também para concorrermos a prêmios e rankings que reconhecem nossos esforços de inclusão da comunidade surda.

  2. A comunicação interna se torna mais consciente.
    As iniciativas despertam curiosidade, escuta ativa, empatia e adaptabilidade — competências essenciais em qualquer ambiente corporativo. Isso demonstra o engajamento real da nossa comunidade em construir um espaço mais integrativo para profissionais surdos.

  3. A cultura organizacional se humaniza.
    A presença de colaboradores surdos, com ferramentas e suporte adequados, amplia a diversidade do escritório.

  4. Os desafios diários tornam-se oportunidades de inovação.
    Ao buscar soluções para barreiras de comunicação, encontramos caminhos criativos que beneficiam toda a organização, e não apenas o público PCD.

Conclusão

Falar de inclusão é, acima de tudo, falar de pessoas, respeito e valorização das diferenças. Cada vez que escolhemos construir pontes — como é o caso da inclusão de LIBRAS no cotidiano — damos um passo importante rumo a um futuro corporativo mais justo, consciente e potente.

Sabemos que ainda há um caminho longo a percorrer quando falamos de diversidade e inclusão, mas a NW busca, a cada dia, se aprimorar e fortalecer seus passos nessa jornada. Investir em talentos diversos, rompendo bolhas e superando vieses inconscientes que ainda permeiam os ambientes corporativos, é uma meta diária.

 

Por

  1. Roberta Vitorino
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar