Como a inclusão de pessoas surdas fortalece a cultura organizacional, a comunicação interna e posiciona o escritório como um espaço que valoriza os pilares de Diversidade e Inclusão.
Quando falamos em inclusão no ambiente jurídico, é comum associar o tema apenas ao cumprimento de legislações ou metas de diversidade. No entanto, a verdadeira inclusão vai além da formalidade: ela transforma relações, amplia o senso de pertencimento e, principalmente, humaniza o ambiente de trabalho.
Ao longo dos últimos meses, acompanhando e dando continuidade ao projeto Nós PCD, iniciado em 2023, pude vivenciar na prática a importância e o impacto que ações de acessibilidade promovem dentro de uma organização. Posso afirmar: ao abrir espaço para escuta, visibilidade e protagonismo de profissionais surdos, abrimos também novos caminhos para uma cultura mais empática, coerente e conectada aos valores da Diversidade e Inclusão.
Investir em LIBRAS não é apenas garantir o direito linguístico de profissionais surdos, mas também reconhecer a riqueza de uma cultura e respeitar uma identidade.
No ambiente jurídico, onde a comunicação é ferramenta central, assegurar acessibilidade nessa língua é um ato de valorização da pluralidade de culturas e pessoas em nosso escritório.
Para fortalecer e expandir a comunicação diária com a comunidade surda, adotamos inicialmente quatro principais ações:
Dando continuidade e ampliando nossas iniciativas com o intuito de empoderar nossos profissionais surdos, adotamos também:
Entre os principais aprendizados dessas ações, destaco:
Falar de inclusão é, acima de tudo, falar de pessoas, respeito e valorização das diferenças. Cada vez que escolhemos construir pontes — como é o caso da inclusão de LIBRAS no cotidiano — damos um passo importante rumo a um futuro corporativo mais justo, consciente e potente.
Sabemos que ainda há um caminho longo a percorrer quando falamos de diversidade e inclusão, mas a NW busca, a cada dia, se aprimorar e fortalecer seus passos nessa jornada. Investir em talentos diversos, rompendo bolhas e superando vieses inconscientes que ainda permeiam os ambientes corporativos, é uma meta diária.