13 de julho | 2023 - Por Nelson Wilians

Mês do advogado

 
Voltar
Voltar

O que é pensar fora da caixa?

O primeiro exemplo que me ocorre sobre pensar fora da caixa, ainda que pareça paradoxal, é exatamente a história do Cavalo de Troia, que remonta à lendária guerra entre gregos e troianos.

Os gregos sitiavam a cidade de Troia por muitos anos, mas não conseguiam conquistá-la. Então, eles decidiram adotar uma estratégia inovadora e engenhosa. Construíram um enorme cavalo de madeira oco e o deixaram perto das muralhas de Troia, como um presente ao rei Príamo.

O cavalo era símbolo de força e poder. Os troianos, ao verem a aparente partida dos gregos, decidiram trazer o cavalo para dentro de suas muralhas como um troféu.

Escondido no interior do cavalo havia um grupo de soldados e alguns líderes, entre eles, Ulisses – a quem Homero, na Ilíada, atribui a ideia da construção do cavalo.

Durante a noite, quando os troianos estavam despreocupados, os soldados gregos emergiram do cavalo e abriram os portões da cidade para que o seu exército pudesse entrar. Assim, Troia foi finalmente conquistada pelos gregos.

Ao encontrarem uma solução criativa e não convencional para vencer a guerra, os gregos nos deram uma das mais claras lições de pensar fora da caixa, ao considerar uma abordagem além das soluções óbvias e previsíveis.

Ao longo da história, existem vários exemplos de pensamentos “fora da caixa” que foram inovadores e impactantes, como a revolução industrial. Os inventores e empreendedores dessa época foram desafiados a encontrar soluções criativas para melhorar a produtividade e superar obstáculos tecnológicos.

Comumente, quando se ressalta a importância de pensar de forma não convencional, está se enfatizando a busca por soluções diversas diante de desafios específicos, explorar novos caminhos, fomentar ideias inovadoras e implementar mudanças nos processos realizados para executar determinadas atividades, para ser mais produtivo e mais criativo.

Na Nelson Wilians Advogados queremos e gostamos de rejeitar a ideia de caixas: aqui, não buscamos imitar os pássaros para voar, mas desenvolver o avião (salve, Santos Dumont!).

Por

  1. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  2. CEO e Sócio-Fundador

  3. São Paulo/SP
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar