15 de Fevereiro | 2023 - Por Nelson Wilians

Você não é Bombril

 
Voltar
Voltar

Quem me conhece sabe que sou fascinado por publicidade e marketing. Justamente por isso, recordo aqui o slogan “Bombril tem 1001 utilidades”, que tem cadeira cativa na memória de muitos brasileiros. Criado no final dos anos 1970, o slogan transformou a marca em sinônimo de esponja de aço.

Em nossa vida profissional é preciso saber que não somos Bombril. Podemos até ter capacidade para realizar 1001 atividades, mas nem sempre nos convém, porque pode nos distrair e nos desviar de nossos verdadeiros objetivos.

Sem esquecer também do efeito “pato”: não anda direito, não voa direito e não nada direito. Embora faça as três coisas, nenhuma faz com destreza.

Estamos constantemente sendo puxados para fazer alguma coisa sem grande relevância para os nossos negócios.

Quando concentramos nosso tempo e atenção em coisas que não são nossa área de especialização e que poderiam ser terceirizadas, estamos desperdiçando recursos valiosos e queimando energia em tarefas que não nos levam adiante.

Não à toa, especialistas têm chamado a atenção para a importância de nos concentrarmos nas atividades de alto valor para o nosso negócio e que, em síntese, podem aumentar a lucratividade.

É muito importante saber separar aquilo que precisamos executar daquilo que podemos delegar. E como diferenciar o que é importante você fazer daquilo que não precisa ser feito por você? Basta lembrar se essas atividades foram as que o levaram a iniciar o seu negócio e se o aproximam de alcançar os seus objetivos, que, sem delongas, é entregar o seu produto ou serviço ao mercado.

Isso é realizar “atividades de alto valor”. Essas ações podem ser o aperfeiçoamento ou o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, desenvolvimento de outros negócios, gerenciamento de projetos, enfim, atividades que agregam valor.

Porquanto, é importante deixar de ser ocupado para ser metódico.

Identifique quais atividades geram retorno e foque nelas incansavelmente, excluindo as distrações. Lembre-se da frase de Benjamin Franklin: “O tempo perdido nunca mais é encontrado”.

Sobre a esponja de aço, só o Bombril tem 1001 utilidades.

Por

  1. Nelson Wilians Fratoni Rodrigues
  2. CEO e Sócio-Fundador

  3. São Paulo/SP

Para

  1. LinkedIn
  • Assessoria de imprensa:
  • imprensa@nwadv.com.br
Saiba mais sobre nós
Voltar

Inovação impulsionada por competências em constante evolução

Pensamento Inovador